
São Paulo é uma das principais capitais mundiais do turismo de negócios, a cidade recebe por ano cerca de 9 milhões de turistas, sendo, 2,5 milhões de estrangeiros que vêm, em sua maioria, dos Estados Unidos, Argentina e Alemanha, respectivamente. São quase 500 mil empregos (diretos e indiretos) gerados pelo turismo na cidade, que ainda movimenta cerca de R$ 8 bilhões em faturamento e 52 setores da economia.
A cidade ainda possui a maior e mais qualificada oferta hoteleira do País: são 410 hotéis (com 112,31 quartos cada, em média) e 46.047 apartamentos no total (cada quarto ocupado gera de 0,4 a 2 empregos, dependendo da categoria do hotel). Grandes cadeias internacionais como Hyatt, Hilton, Marriott, Renaissance, Sofitel, Meliá, Radisson disputam a clientela ao lado de opções exclusivas como Fasano, Emiliano ou Unique, sofisticados e personalizados “hotéisbutique”.
São Paulo pode ser considerada a capital latino-americana dos negócios, uma das cidades de maior movimento com turismo deste segmento no planeta. Aqui são realizados 90 mil eventos por ano – 1 a cada 6 minutos – e detêm 75% do mercado brasileiro de feiras de negócios (por volta de 50% dos turistas vem para a cidade para este fim). São mais de 400 mil m² de espaços para a realização de eventos variados. Possui cerca de 20 centros de feiras e convenções de grande porte, entre outras dezenas de espaços menores.
Segundo a Internacional Congress & Convention Association – ICCA (na sigla em português, Associação Internacional de Congressos e Convenções), a cidade de São Paulo é o maior destino de eventos internacionais das Américas e figura entre os top 20 destinos para eventos no mundo (18º lugar), ultrapassando lugares como Madri, Sidney, Atenas e Vancouver, além do Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário